Grupo Cooprofar-Medlog é 2º operador com maior faturação e o que mais utiliza frio positivo nas suas operações

A revista Logística Moderna (LM) e a Cushman & Wakefiled (C&W) tiraram um "raio x" aos operadores logísticos nacionais. Em 2011, os operadores portugueses tiveram um volume de faturação perto dos 2,4 mil milhões de euros, o que corresponde a 1,4% do PIB daquele ano. Na avaliação deste parâmetro, o Grupo Cooprofar-Medlog – onde está inserida a Medlog SA - ocupa o 2º lugar, ao registar um volume de negócios anual superior a 350 milhões de euros. 
 
No total das empresas envolvidas no ranking, no critério de avaliação «Operação versus Temperatura», o Grupo Cooprofar-Medlog destaca-se dos restantes operadores, ao ser o que mais utiliza o frio positivo (acima 0ºC até aos 10ºC), nas suas operações, num total de 95%.
 
Ao nível das equipas, o Grupo figura na 19ª posição com quase 300 colaboradores. Em termos de dinamização do mercado de trabalho e criação de emprego, deve salientar-se que os 58 operadores logísticos que responderam ao inquérito desta edição dão trabalho a 15.730 pessoas, espalhadas por um total de 230 espaços e armazéns logísticos, o que na prática, significa que estas empresas ocupam e gerem no nosso país qualquer coisa que ronda os 1.416.598,7 m2 de espaço logístico. O ranking constata que os operadores continuam empenhados em evidenciar as mais-valias de que a sua atividade aporta a montante e a jusante das cadeias de abastecimento. Entre os inquiridos, 58 operadores (38%) são do setor farmacêutico e hospitalar.
 
Estas são algumas das conclusões da edição 2012 do «Ranking e Atlas dos Operadores Logísticos», lançado pela Logística Moderna, em colaboração com a Cushman & Wakefield. Importa realçar que 57% das empresas inquiridas têm o centro máximo de decisão da empresa em Portugal, enquanto as restantes têm o seu centro no estrangeiro.  
 
À semelhança das edições anteriores, o principal objetivo do estudo é apresentar um retrato fidedigno do setor nacional de prestação de serviços logísticos. Por este motivo – segundo a Logística Moderna – “é determinante conhecer com exatidão quem são e o que fazem os principais players que desenvolvem a sua actividade neste segmento de mercado.” 
 
Como operador logístico de referência e especializado na área da Saúde, o Grupo Cooprofar-Medlog acumula uma vasta experiência em vários eixos de atividade na cadeia de fornecimento de produtos farmacêuticos e de saúde. Hoje é reconhecido no mercado como um player forte, detentor de um vasto know-how que o posiciona como um parceiro global.
 
 
O quer é um operador logístico?
De acordo com a Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL), um operador logístico “é uma empresa privada, com fins lucrativos, cuja atividade principal seja a prestação de serviços de valor acrescentado a terceiros, a nível de armazenagem, de manuseamento e de movimentação de bens.” Em suma, a APOL considera que “os operadores envolvidos no estudo “contribuem de forma decisiva para o aumento da competitividade das diversas cadeias onde estão inseridos.
15-04-2013