Grupo Medlog finalista na competição pelo Prémio Europeu de Excelência Logística

O Grupo Medlog está entre os seis finalistas na disputa pelo do Prémio Europeu de Excelência Logística, atribuído pela Associação Europeia de Logística (ELA). O projeto da Medlog candidato ao prémio, é o SIG_LOG - Sistema Integrado de Gestão e Logística de Medicamentos, Dispositivos Médicos e outros Produtos Farmacêuticos para o Sistema Alargado da Saúde – e será apresentado, no próximo dia 5 de Junho, em Bruxelas, dia em que será apurado o vencedor.

 

Depois de conquistar, em 2012, o prémio de Excelência Logística em Portugal (atribuído pela Associação Portuguesa de Logística – APLOG em parceria com a revista Logística Moderna), o Grupo Medlog é agora finalista na corrida ao Prémio Europeu de Excelência Logística, uma distinção promovida pela prestigiada organização ELA (European Logistics Associations).
 
A APLOG reconheceu no SIG_LOG a importância de ser um projeto com soluções que possam ser utilizados como exemplo inspirador e estímulo na procura de novos modelos de competitividade. Deste modo, assumindo agora uma dimensão internacional, a apresentação do SIG_LOG na cerimónia do ELA Awards visa, assim, mostrar o que melhor de logística se faz em Portugal e na Europa.
 
O projeto foi desenvolvido, entre 2009 e 2011, por um consórcio composto pela Medlog, SA (especialista logístico do Grupo Medlog) e pelo INEGI (Instituto de Engenharia e Mecânica e Gestão Industrial), contando também com envolvimento de várias entidades reputadas (Kaizen Institute, Knapp AG e CreativeSystems), bem como, de parceiros como o Grupo Trofa Saúde, o Hospital de São João (Porto) e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
 
A implementação do projeto traduziu-se em aumentos de produtividade operacional significativos que tiveram um impacto direto na redução dos custos.  É de realçar que este projeto comprovou o potencial de externalização da logística hospitalar, estimando poupanças que podem chegar a 50% em Recursos Humanos e 35% em área de armazém, bem como 30% a 40% nos gastos globais logísticos ligados a produtos de saúde.
 
 
A apresentação do projeto e dos seus principais resultados saiu evidenciada pelo reconhecimento desta solução como inovadora e eficaz na racionalização da gestão hospitalar e na própria reorganização do SNS. 
 
Em Lisboa, a sessão foi presidida por Augusto Mateus, ex-ministro da Economia e docente do IGEG que manifestou apreço por associar-se a “iniciativas de valor”. O conceituado economista debruçou a sua intervenção sobre «Serviços Partilhados e Externalização Logística: Vias para aumentar a eficiência nos cuidados de saúde e recuperar a sustentabilidade do SNS». “Quando um hospital faz tudo torna-se ineficiente”, afirmou peremptoriamente Augusto Mateus, defendendo que “a reorganização da gestão hospitalar deve começar por dizer «não» às soluções globais, sendo que, estas são impraticáveis”. Para o ex-ministro da Economia, “a externalização da logística externa e interna nos hospitais para operadores especializados pode constituir uma fonte de poupança e eficiência no SNS em especial no atual contexto de reorganização dos cuidados de saúde.” “A utilização do know-how e da capacidade instalada dos distribuidores logísticos de produtos farmacêuticos instalados em Portugal é essencial neste processo de racionalização do SNS”, advogou Augusto Mateus, rematando que, “o caminho para a sustentabilidade do SNS impõe a eliminação de muitos outros «cancros». Esta é uma luta titânica, no entanto, a reorganização não se faz sem dor”, concluiu. 
 
A Medlog também apresentou o projecto no Porto, tendo o evento contado com um reputado painel de oradores, entre eles, António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João (Porto). O gestor do maior hospital do norte defendeu “um conjunto de reformas complexas e de fundo ao nível da gestão hospitalar em todo o SNS."
 
A apresentação do projecto, contou também com a participação de Alcibíades Paulo Guedes, especialista em estratégia logística e supply chain management, que partilhou algumas experiências internacionais e resultados do outsourcing logístico na área da saúde.
 
Esta solução contou com uma forte colaboração e envolvimento de instituições universitárias, unidades de saúde de referência, assim como reputadas empresas especializadas nas áreas tecnológicas e de otimização de processos.
 
Na cerimónia do ELA Awards em Bruxelas, para além da apresentação dos projectos finalistas e do anúncio dos vencedores promete uma tarde de partilha das boas práticas em Logística e Supply Chain Management e uma noite de networking internacional com profissionais especializados e membros do parlamento europeu que se irão associar a este evento. Philippe De Backer, MEP Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, é o orador convidado para apresentar os desafios de logística na Europa para os próximos anos.
 

Ver Apresentação do Projeto SIG_LOG

14-05-2013