Inovação ao serviço da Saúde

Colocar a inovação ao serviço da saúde é uma prioridade para o Grupo Cooprofar-Medlog. Os projetos desenvolvidos pelo Grupo incidem, por isso, na criação de soluções inovadoras que, para além do caráter diferenciador, se traduzam em ganhos de produtividade e redução de custos. Estes são resultados que foram, recentemente, alcançados fruto do projeto de racionalização implementado no processo de distribuição/entregas aos clientes.

 A operação de reestruturação ao nível da frota - alocada à empresa de distribuição do Grupo (a Dismed) – arrancou com um processo de racionalização das entregas, ao qual se associou a renovação da frota, traduzida na aquisição de novas viaturas climatizadas, com temperatura controlada e monitorizada.

Os novos veículos que integraram a frota possuem motor de última geração Euro 5 (cumprindo com as últimas exigências impostas pela CE m termos Ambientais e de Ruído). A preocupação com a garantia da qualidade dos produtos de saúde transportados, conduziram ao desenvolvimento de processos de controlo e visibilidade na distribuição até às farmácias, unidades de saúde e hospitais. Todos os movimentos de produtos efetuados na cadeia logística da Medlog são alvo de máximo controlo e rastreabilidade através de ferramentas inovadoras.

 As viaturas estão equipadas com sistemas de gestão de frota com comunicação por GPS, que permitem assegurar a segurança dos produtos de saúde distribuídos, assim como, reverter on-line informação relativa às condições ambientais a que os produtos estão sujeitos. Este projeto contemplou ainda o desenvolvimento de uma ferramenta de reestruturação e planeamento, com vista a permitir um processo contínuo de otimização dos recursos afetos a cada rota.

Com o aumento de custos inerentes à actividade de transportes, nomeadamente combustíveis e portagens, tornou-se imperativa a revisão da rede de distribuição e respectivos recursos associados, tendo como principal objectivo racionalizar os meios.

Reforçando-se a qualidade dos recursos afetos ao transporte de produtos de saúde, o projeto de racionalização permitiu a geração de poupanças significativas ao nível dos custos associados ao processo de distribuição, resultantes nomeadamente de uma redução de 21% no número de km percorridos, de uma redução de 13% no número de km por entrega e num aumento de 11% no número de entregas diárias por viatura. Sendo salvaguardado o nível de serviço aos seus clientes, foram assim alcançados resultados muito relevantes quer ao nível económico, quer ao nível ambiental.

No âmbito da rastreabilidade da encomenda, importa também destacar que, para além da assinatura digital e da digitalização do documento de transporte assinado (vulgo CMR), o Grupo desenvolveu a possibilidade de digitalização do documento da encomenda assinado, factura ou guia de remessa, e sua disponibilização no site www.dismed.pt. O cliente Medlog pode consultar facilmente o estado das suas encomendas, utilizando os vários filtros criados para o efeito, e também exportar para excel o detalhe dos envios de um determinado período de tempo.

Uma das funcionalidades mais inovadoras é das mensagens. Utilizadores definidos podem adicionar mensagens associadas a determinadas encomendas, que ficam registadas no portal web para consultas futuras, gerando também o envio de um email automático para os endereços de email definidos. Isto implica que, as equipas que acompanham e gerem o processo de distribuição, tenham sempre acesso fácil e imediato a situações reportadas, e ainda, acesso ao histórico detalhado de determinada entrega.

Um outro aspecto inovador que ressalta deste processo é a possibilidade de adequar o nível de serviço por categoria de cliente, implementando uma matriz de entregas em função do perfil do cliente, privilegiando o seu grau de fidelização.

 De acordo com o CEO do Grupo, Celso Silva, é este impulso inovador, a aposta na excelência da qualidade que diferencia o Grupo Cooprofar-Medlog.“Cremos que é em setores aparentemente low–tech, como o caso da logística farmacêutica, que surgem grandes oportunidades. Seguimos o caminho da adoção e da criação das soluções de logística mais inovadoras ao nível mundial. Queremos estar presentes com soluções inovadoras em toda a cadeia de abastecimento do medicamento, desde o mercado ambulatório ao hospitalar, desde a prescrição ao grande consumo,” sublinhou.

09-10-2013