Grupo Cooprofar-Medlog ao lado da PBS na abertura da nova casa

Foi com “ambição redobrada” que a Porto Business School (PBS) inaugurou, no passado dia 16 de dezembro, as novas instalações em Matosinhos. O Grupo Cooprofar-Medlog – que integra a lista de entidades associadas da instituição – esteve ao lado da PBS naquele que foi “um momento marcante” para a escola de negócios que é já considerada uma das melhores da Europa.

 

Custou 15 milhões, como previsto. Ficou pronto este mês, como previsto. Os empresários que há 25 anos fundaram a Porto Business School (PBS), que se associou à Universidade do Porto, inauguraram um edifício com o qual pretendem catapultar, internacionalmente, uma escola que já vai firmando créditos fora do país.

 

Colocada na 66.ª posição no Ranking Financial Times European Business Schools 2013, esta escola de negócios deverá ver essa posição melhorada, e desde logo por causa das instalações. O director da PBS, Nuno Sousa Pereira, explica que um dos critérios de classificação é a qualidade das infra-estruturas e aquelas que agora serão inauguradas têm, garante, qualidades que as tornarão atractivas. Desde logo pelas condições de trabalho oferecidas a alunos e professores — que poderão ser mil, em simultâneo, neste edifício, num total de quatro mil, ao longo de um dia.

 

As novas instalações vão ocupar perto de nove mil metros quadrados na Senhora da Hora, Matosinhos, com um jardim ocupado por espécies "portuguesas e autóctones adaptadas", tendo o projeto sido concebido por José Manuel Soares.

 

Para Nuno de Sousa Pereira, este "é um momento marcante" para a escola, permitindo ter uma "ambição redobrada relativamente àquilo que são os seus objetivos de afirmação nacional e internacional", em particular o duplicar do número de alunos. A aposta vai estar concentrada sobre os novos estudantes internacionais, sendo, para esse efeito, lançadas várias campanhas de 'marketing' "a muito breve trecho".

 

Com uma oferta anual superior a 50 acções de formação, a PBS recebe mais de dois mil executivos por ano. Entre as formações estão as pós-graduações e os Master of Business Administration (MBA), produtos de referência da escola.

 

A parceria entre Grupo Cooprofar-Medlog e a PBS iniciou-se ao nível da Formação Cooprofar dirigida para as Farmácias. Considerando a formação como um fator de reforço de competitividade e de criação de valor, o Grupo elegeu a PBS como um parceiro privilegiado no âmbito do projecto formativo que promove junto dos clientes. Nesta perspectiva, têm vindo a ser renovados os cursos estruturados ao nível da Gestão para Farmácias, cujos programas avançados ressaltam pela excelência dos conteúdos.

 

Em 2011, o Grupo Cooprofar-Medlog passou a integrar o painel de entidades associadas à Porto Business School. A cultura de empreendedorismo e inovação implantada foi determinante no convite ao Grupo, que foi reconhecido como “uma referência na área da distribuição e logística farmacêutica”.

 

A associação à PBS assume uma importância irrefutável e é encarada pelo Grupo Cooprofar-Medlog como uma oportunidade de assegurar a continuidade de uma gestão suportada em valores como a interdisciplinaridade, inovação, rigor e valor. Para além da transmissão externa de conhecimento, este ano, a parceria com a PBS ficou reforçada ao nível da formação dirigida para os quadros internos.

 

A Porto Business School faturou este ano cerca de 6,2 milhões de euros, um número que representou um crescimento de 15% face ao ano anterior e que o diretor da escola pretende manter nos próximos anos.

17-12-2013