Mylan anunciou a diminuição do preço de medicamento para as alergias

A Mylan vai diminuir o custo out-of-pocket da EpiPen, um tratamento para as alergias, um dia depois de Hillary Clinton ter criticado o elevado preço do mesmo.

A empresa farmacêutica revelou que vai reduzir o custo suportado pelos pacientes, através da utilização de um cartão poupança, que irá cobrir 300 dólares na compra da EpiPen 2-Pak. 

Recorde-se que Hillary Clinton, candidata democrata às eleições dos EUA, criticou a empresa farmacêutica, devido ao aumento em mais de 400%, num espaço de dez anos, do preço de um medicamento para as alergias.

O valor da EpiPen, uma caneta de adrenalina injetável para tratamento urgente de alergias, que atualmente custa 600 dólares, cerca de 532,5 euros, mas em 2007 custava 100 dólares.

“É ofensivo – e é apenas o exemplo mais recente de uma empresa a tentar aproveitar-se dos seus consumidores. É errado que as farmacêuticas coloquem os seus lucros à frente dos seus pacientes, aumentando os preços sem justificação”, apontou Clinton numa declaração citada pela agência Reuters.

Este comentário fez as ações da empresa caírem. A Mylan fechou a sessão em Nova Iorque com uma queda de 5,41% para 43,15 dólares. 

A empresa farmacêutica anunciou ainda que está a duplicar a elegibilidade para o programa de assistência ao paciente, que vai eliminar custos out-of-pocket para os doentes e as famílias sem seguro. 

26-08-2016